Galp vai pagar taxa Robin dos Boques com provisões - TVI

Galp vai pagar taxa Robin dos Boques com provisões

Galp

Valor das provisões deste ano depende dos preços do petróleo até Dezembro

Relacionados
A taxa Robin dos Bosques, que foi aprovada recentemente pelo Governo, vai ser paga pela Galp com as provisões. «A empresa vai efectivamente pagar o imposto. Não é uma antecipação», refere o presidente da petrolífera portuguesa, Ferreira de Oliveira.

«Em 2007 as provisões foram de 133 milhões de euros, mas o valor deste ano vai depender dos preços do petróleo até Dezembro», salienta o responsável à margem da audição sobre a evolução do preço dos combustíveis, no Parlamento.

No entanto, aos deputados o presidente adiantou que esta taxa poderia atingir os 150 milhões de euros. Ferreira de Oliveira garantiu, todavia, que esse valor não iria ser reflectido no preço final dos combustíveis aos consumidores.



Recorde-se que esta taxa foi aprovada, na passada quinta-feira, em Conselho de Ministros. Na altura, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirmou que a criação da taxa Robin dos Bosques, de 25 por cento, que se destinará a financiar despesas sociais, terá neutralidade fiscal, não aumentando os custos das petrolíferas.



«Esta taxa não incidirá sobre lucros extraordinários (das petrolíferas), mas sim tributará à cabeça a valorização patrimonial (das companhias petrolíferas)», referiu.

As acções da empresa seguem a cair 3,02% para os 12,17 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados