Dois novos «ferry boats» para transporte de passageiros e viaturas vão começar a operar, na segunda quinzena de Julho, no novo percurso de ligação fluvial entre a cidade de Setúbal, a partir da Doca do Comércio, e a Península de Tróia, agora com o cais de acostagem localizado mais a montante da foz Sado, junto ao ponto de apoio naval.
O novo trajecto dos ferries terá mais do dobro da distância do actual (3,7 milhas contra as actuais 1,7 milhas, em cada sentido), embora o tempo gasto na deslocação seja praticamente o mesmo, dadas condições de operacionalidade e navegabilidade das novas embarcações construídas na Noruega, segundo o comunicado.
Com a entrada em operação destes dois «sofisticados» ferry boats de última geração cumpre-se a primeira fase do programa de melhoria radical das condições de travessia do Sado delineado pela Atlantic Ferries, empresa que em Outubro de 2007 assumiu a concessão da ligação fluvial entre Setúbal e Tróia e está a investir 34 milhões de euros, quer em novas embarcações (27 milhões), quer em equipamento e infra-estruturas de apoio.
A segunda fase deste programa, que inclui a operação de dois modernos catamarans para transporte exclusivo de passageiros entre Setúbal e o cais da Ponta do Adoxe, onde hoje atracam os ferries em Tróia, deverá concretizar-se apenas no início do próximo ano, devido às obras que é necessário realizar nos cais de acostagem para permitir a operação das novas embarcações.
Transporte para praias assegurado
A partir da entrada em serviço dos novos ferries e até final do Verão de 2008, a Atlantic Ferries assegurará um serviço de transporte para as praias, entre a Doca do Comércio, em Setúbal, e a Ponta do Adoxe, em Tróia, exclusivo para passageiros, para responder à procura das praias da zona mais a Norte da Península de Tróia nesta época do ano.
A entrada ao serviço dos novos ferries implicará um novo tarifário, já divulgado. Tal alteração tarifária decorre, por um lado, das maiores distâncias a percorrer e do investimento realizado (alteração que foi prevista e quantificada na proposta apresentada pela Atlantic Ferries a concurso público em Janeiro de 2002) e, por outro, do aumento dos custos do combustível (no caso, do gasóleo corado usado pelas embarcações).
Novos «ferries» em Tróia custaram 27 milhões de euros
- Redação
- LF
- 23 jun 2008, 12:18
Entrada ao serviço implicará um novo tarifário
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