Novos «ferries» em Tróia custaram 27 milhões de euros - TVI

Novos «ferries» em Tróia custaram 27 milhões de euros

Ferry Boat

Entrada ao serviço implicará um novo tarifário

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Dois novos «ferry boats» para transporte de passageiros e viaturas vão começar a operar, na segunda quinzena de Julho, no novo percurso de ligação fluvial entre a cidade de Setúbal, a partir da Doca do Comércio, e a Península de Tróia, agora com o cais de acostagem localizado mais a montante da foz Sado, junto ao ponto de apoio naval.

O novo trajecto dos ferries terá mais do dobro da distância do actual (3,7 milhas contra as actuais 1,7 milhas, em cada sentido), embora o tempo gasto na deslocação seja praticamente o mesmo, dadas condições de operacionalidade e navegabilidade das novas embarcações construídas na Noruega, segundo o comunicado.

Com a entrada em operação destes dois «sofisticados» ferry boats de última geração cumpre-se a primeira fase do programa de melhoria radical das condições de travessia do Sado delineado pela Atlantic Ferries, empresa que em Outubro de 2007 assumiu a concessão da ligação fluvial entre Setúbal e Tróia e está a investir 34 milhões de euros, quer em novas embarcações (27 milhões), quer em equipamento e infra-estruturas de apoio.

A segunda fase deste programa, que inclui a operação de dois modernos catamarans para transporte exclusivo de passageiros entre Setúbal e o cais da Ponta do Adoxe, onde hoje atracam os ferries em Tróia, deverá concretizar-se apenas no início do próximo ano, devido às obras que é necessário realizar nos cais de acostagem para permitir a operação das novas embarcações.

Transporte para praias assegurado

A partir da entrada em serviço dos novos ferries e até final do Verão de 2008, a Atlantic Ferries assegurará um serviço de transporte para as praias, entre a Doca do Comércio, em Setúbal, e a Ponta do Adoxe, em Tróia, exclusivo para passageiros, para responder à procura das praias da zona mais a Norte da Península de Tróia nesta época do ano.

A entrada ao serviço dos novos ferries implicará um novo tarifário, já divulgado. Tal alteração tarifária decorre, por um lado, das maiores distâncias a percorrer e do investimento realizado (alteração que foi prevista e quantificada na proposta apresentada pela Atlantic Ferries a concurso público em Janeiro de 2002) e, por outro, do aumento dos custos do combustível (no caso, do gasóleo corado usado pelas embarcações).
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