Ministro: dinheiro emprestado ao BPN não é dos contribuintes - TVI

Ministro: dinheiro emprestado ao BPN não é dos contribuintes

Nacionalizações: Governo quer ter poder exclusivo de decisão

Teixeira dos Santos diz que são «operações de crédito»

Relacionados
O ministro de Estado e das Finanças considera que o dinheiro emprestado ao Banco Português de Negócios (BPN), cuja gestão está entregue à Caixa Geral de Depósitos (CGD), não é dos contribuintes.

O Bloco de Esquerda levantou a questão do valor já gasto no BPN desde a nacionalização no Parlamento, onde está a ser votado na especialidade o Orçamento Suplementar, afirmando que a Caixa injectou já 1.400 milhões de euros no banco nacionalizado. Um valor que, disse Francisco Louçã, é suportado pelos contribuintes.

«O Governo não gastou nem envolveu qualquer dinheiro dos contribuintes», garantiu o ministro, na resposta. «Não confundamos operações de crédito com dinheiro dos contribuintes», disse Fernando Teixeira dos Santos.

Francisco Louçã pediu a palavra para responder, considerando que o dinheiro da Caixa é público. «O dinheiro da Caixa não é do Estado? A Caixa não paga dividendos ao Estado, que é o seu único accionista?», questionou.

Já Os Verdes defenderam que o mesmo dinheiro seria mais útil se fosse gasto, nesta altura de crise, para ajudar as pequenas e médias empresas que estão em dificuldades e «com a corda na garganta».
Continue a ler esta notícia

Relacionados