Notícias sobre taxas de juro recebidas com «apreensão» - TVI

Notícias sobre taxas de juro recebidas com «apreensão»

Ministro das Finanças pede maior esforço

O ministro das Finanças referiu esta sexta-feira que o comportamento da Euribor reflecte uma reacção do mercado, não dependendo de qualquer entidade particular e que as notícias em torno da taxa de juro são sempre recebidas com «apreensão e preocupação».

Relacionados
Por altura da tomada de posse de Carlos da Conceição, novo director-geral do Tesouro e Finanças, Teixeira dos Santos ressalvou que «a subida das taxas de juro deixam qualquer cidadão preocupado, porque representam encargos adicionais», acrescentando que «todos temos algum endividamento na banca» que se reflectem nas «prestações que temos que pagar».

Teixeira dos Santos menciona que «este comportamento da Euribor reflecte a reacção do mercado e dos mercados financeiros, não depende de qualquer entidade em particular».

«É no fundo um conjunto de operações de concessão e de obtenção de créditos no mercado que gera estas taxas», admitindo, no entanto, que «não estão ainda dissipadas todas as incertezas e receios que foram abertos pela crise dos mercados financeiros», durante o mês de Agosto e ainda inícios de Setembro.

«Enquisto a tranquilidade não regressar plenamente a estes mercados é natural que os mercados tendam a sobreavaliar o risco das operações», salienta.

«Creio que esta reacção é natural no mercado» realça o ministro, que considera que tal «tenderá a dissipar-se na medida que a tranquilidade regressar aos mercados financeiros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados