Teixeira dos Santos afasta nova descida nos impostos - TVI

Teixeira dos Santos afasta nova descida nos impostos

Teixeira dos Santos

Ministro das Finanças diz, no entanto, que vai estar atento às possibilidades

Relacionados
O ministro das Finanças afirmou esta quinta-feira que «nas actuais condições» não dispõe de margem para nova descida de impostos, depois da divulgação dos dados que demonstram um abrandamento do crescimento económico português no primeiro trimestre de 2008.

Em declarações à agência «Lusa», Teixeira dos Santos considerou «muito cedo para especular nesta matéria», quando questionado sobre uma eventual redução de «margem de manobra» para o próximo Orçamento de Estado devido aos resultados das contas nacionais, esta quinta-feira divulgados.

Prudência é para continuar

«Pessoalmente não antevejo que, tão cedo, possamos ter uma iniciativa dessa magnitude», afirmou o ministro, referindo-se à redução de um ponto percentual do IVA recentemente anunciada.

No entanto, garante que vai «continuar a acompanhar com atenção» o desenvolvimento da economia e das finanças públicas, para, «a cada momento, avaliar as possibilidades existentes e os desafios pela frente».

Para Teixeira dos Santos, a «prudência que tem estado presente no domínio da política fiscal, terá que se manter».

As linhas de orientação para o próximo ano estão «definidas no relatório de política orçamental e no programa de estabilidade e crescimento», sublinhou o ministro, acrescentando que o Governo continua «comprometido com esses objectivos».

O relatório de política orçamental deverá ser entregue à Assembleia da República na sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados