Economia dos EUA pode crescer menos 1% devido ao Katrina - TVI

Economia dos EUA pode crescer menos 1% devido ao Katrina

Temem-se 3 mil a 5 mil mortos em Nova Orleães

O furacão Katrina poderá custar à economia norte-americana de «0,50% a 1%» de crescimento até ao final do ano e reduzir a criação de empregos em «cerca de 400 mil», considerou hoje o Direcção do Orçamento do Senado (CBO).

«Katrina poderá travar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em entre 0,50% a 1% no decorrer do segundo semestre, e reduzir a progressão do emprego em cerca de 400 mil até o final do ano», escreve a agência do Congresso, num documento sobre os efeitos do furacão que devastou o sudeste dos Estados Unidos, citado pela agência de notícias «Lusa».

A maioria dos economistas previam antes da passagem do furacão um crescimento entre 3% e 4% no segundo semestre, e criações de empregos indo de 150 mil a 200 mil por mês, lembra o CBO.

«O crescimento económico e o emprego deverão recuperar ao longo do primeiro trimestre de 2006 à medida que a reconstrução acelerará», acrescenta o CBO.

As anteriores previsões da direcção, que faz uma análise independente dos partidos, apontavam para um crescimento do PIB norte-americano de 3,7%, este ano e 3,4% em 2006.
Continue a ler esta notícia