Governo diz ser «prematuro» comentar OPA à PT - TVI

Governo diz ser «prematuro» comentar OPA à PT

Administração da PT aprova plano de defesa

O Governo não se pronuncia sobre a luz verde dada pela Autoridade da Concorrência (AdC) à Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela Sonaecom à PT.

Relacionados
Fonte oficial do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações referiu à «Agência Financeira» que «ainda é muito prematuro fazer qualquer comentário».

A mesma a fonte acrescentou que apenas foi entregue o projecto de decisão da concentração da Sonaecom sobre a operadora de telecomunicações aos autores e contra-interessados.

Antes da Decisão Final, o Governo escusa-se a tomar uma posição.

Recorde-se que o Governo tinha estipulado pronunciar-se sobre a operação somente depois da Autoridade da Concorrência (AdC).

O Estado detém uma Golden Share de 500 acções na PT, além de uma posição de quase 7 por cento do capital da operadora, através de empresas públicas.

De referir que a Sonaecom impôs como uma das condições para o avanço da operação a autorização da fusão entre a TMN e a Optimus, o que lhe daria uma quota de mercado de cerca de 65%, e a obtenção de mais de 50% do capital da PT e da PTM.

O Estado não vai desistir da golden share que detém na Portugal Telecom.

A Comissão Europeia pretende que o Estado português abandone a posição de golden share que detém na PT. Por sua vez, o Estado sempre frisou que não pretende desistir da golden share que detém na Portugal Telecom.

A CE considera que as «golden share» funcionam como um desincentivo ao investimento estrangeiro, que viola as regras comunitárias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados