Valor das compras nas cadeias de «discount» sobe 17% em dois anos - TVI

Valor das compras nas cadeias de «discount» sobe 17% em dois anos

Hipermercado (foto de arquivo)

O consumo nos hipermecados, com vendas anuais de 865 euros por família, mantém-se estagnado

Relacionados
Os gastos dos portugueses nas cadeias de «discount» subiram 17% nos dois últimos anos. No ano móvel terminado em Junho de 2008, cada família gastou, em média, 653 euros anuais ou 54,4 euros por mês em superfícies como o Lidl, Minipreço, Aldi e Plus, que entretanto passou a Pingo Doce.

Com este crescimento, a quota de mercado dos «discounts» atingiu 17,5% no segundo trimestre do ano, um ganho de 2,5 pontos percentuais face ao período homólogo de 2006.

No ano móvel terminado em Julho de 2008, cada lar gastou em média 3.335 euros por ano (278 euros por mês) em produtos de grande consumo, mais 5% face ao ano passado, um crescimento impulsionado pelo aumento do gasto realizados nos «discounts», indica o painel de consumidores da Nielsen.

A maior fatia do consumo continua a ser efectuada nos supermercados, cuja taxa de crescimento face ao ano passado atingiu os 10%.

Cada lar gasta uma média anual de 1,348 euros nestas superfícies, que tem uma quota de compras em valor na ordem dos 40%.

Já o consumo nos hipermecados, com vendas anuais de 865 euros por família, mantém-se estagnado, apresentando uma quota de mercado de 23,3%, uma queda de um ponto percentual face a 2007.
Continue a ler esta notícia

Relacionados