AIP: «Preferimos redução do IRC e IRS» - TVI

AIP: «Preferimos redução do IRC e IRS»

AIP

É preciso «repensar o sistema fiscal» português

O presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), Jorge Rocha de Matos, é a favor da redução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) e do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e não do Imposto de Valor Acrescentado (IVA).

«Preferimos essa redução à do IVA porque em termos de impacto nas empresas traz mais competitividade e mais emprego», afirmou o responsável, na apresentação do relatório sobre o Dia de Libertação dos Impostos.

De acordo com o mesmo, o imposto do consumo (IVA) «deveria manter-se na base de uma baixa tributação». «O que não quer dizer que neste momento esteja baixa, antes pelo contrário, deveríamos estar mais ao nível de Espanha», comentou.

E acrescenta: «Entendemos que a carga fiscal em Portugal é elevada, à qual acresce um sistema fiscal complexo e, em muitos aspectos, desajustado das actuais realidades económicas, até porque se trata de uma matriz que data de 1989 e face a sucessivos ajustamentos vem perdendo alguma coerência».

A AIP é assim da opinião que se deveria «repensar o sistema fiscal» português e «reflectir-se sobre o financiamento da segurança social».

«O actual regime poderá ser melhorado, além de que são negativas as constantes mudanças de regimes fiscais, com a consequente perda de coerência».
Continue a ler esta notícia