Silva Lopes: aumentos salariais são «fábricas de desemprego» - TVI

Silva Lopes: aumentos salariais são «fábricas de desemprego»

Silva Lopes

Ex-ministro não quis concretizar números quanto a aumentos, mas alerta que custos com trabalho não podem aumentar

Relacionados
O ex-ministro das Finanças e também antigo governador do Banco de Portugal (BdP) mostrou-se esta quarta-feira contra um aumento de salários na actual situação de crise que vivemos. O responsável vai mais longe e diz mesmo que estes são «fábricas de desemprego».

«Ainda bem que tivemos um défice de 8%»

Silva Lopes adiantou, esta quarta-feira, durante a sua intervenção numa conferência organizada pela Faculdade de Direito de Lisboa, que Portugal registou o maior aumento dos custos de trabalho no conjunto da União Europeia, o que «explica a nossa recente perda de competitividade» e capacidade em exportar.

À margem da conferência, o responsável não quis concretizar uma recomendação quanto a aumentos salariais. Silva Lopes diz que os custos no nosso país não podem aumentar mais que na União Europeia, porque isto ameaça a viabilidade das empresas e gera desemprego.

Silva Lopes diz que desemprego vai chegar aos 10% em 2010

O ex-governante disse inda que as despesas sociais, incluindo as pensões da segurança social e saúde, não podem sofrer um aumento superior a 1 por cento ao ano.

«O aumento das despesas sociais é preocupante, mas não tenho dúvidas que em virtude disto a instabilidade política em Portugal vai aumentar muito», concluiu o economista, que referiu ainda ser radicalmente contra a baixa dos impostos no cenário de crise em que vivemos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados