Produção industrial continua a cair em Novembro - TVI

Produção industrial continua a cair em Novembro

Fábrica

«Indústrias Transformadoras» com baixa performance

Relacionados
A produção industrial registou uma variação negativa de 6,2 por cento, em Novembro, face ao período homólogo, inferior em 2,9 pontos percentuais (p.p.) à observada em Outubro.

Os dados do Isnstituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quarta-feira, mostram que apenas o agrupamento de «Energia» contribuiu positivamente para a variação do índice agregado (0,5 p.p.) em resultado do comportamento da subsecção de «Fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e combustível nuclear» (contributo de 0,6 p.p. resultante de uma taxa de variação de 32,3%).

Dos restantes agrupamentos, todos com contribuição negativa para a variação do índice agregado, destacam-se o de «Bens Intermédios» e o de «Bens de Consumo» com contributos negativos, respectivamente, de 3,3 p.p. e de 2,7 p.p. associados a taxas de variação negativa de 7,2% e 9% (menos 3,0% e menos 3,1% no mês anterior).

O agrupamento de «Bens de Investimento» registou uma taxa de variação homóloga negativa de 6,1% (menos 8,4% em Outubro).

Área de «Indústrias Extractivas» com variação positiva

A secção das «Indústrias Transformadoras» determinou a variação agregada do índice com um contributo negativo de 6,2 p.p., a que correspondeu uma taxa de variação negativa de 7,1% (menos 4,5% em Outubro).

A secção de «Electricidade, Gás e Água» apresentou também um comportamento negativo, diminuindo 0,5% (mais 6% em Outubro), enquanto a das «Indústrias Extractivas» registou uma variação homóloga positiva de 2,1% (menos 3,8% no mês anterior).
Continue a ler esta notícia

Relacionados