Crimes online provocam prejuízos de 200 milhões - TVI

Crimes online provocam prejuízos de 200 milhões

Negócios

Falta de entrega de produtos comprados on-line, seguida de fraudes em leilões foram as reclamações mais comuns

Relacionados
As fraudes na Internet provocaram nos Estados Unidos um prejuízo recorde de 200 milhões de euros no ano passado, de acordo com um relatório divulgado segunda-feira pelo Centro de Denúncias de Fraude na Internet, controlado pelo FBI.

Segundo o documento, o número de fraudes na Internet detectadas em 2008 naquele país aumentou 33 por cento, um crescimento que é registado pela primeira vez nos últimos 3 anos, sendo que as autoridades norte-americanas prevêem nova subida este ano devido à recessão da economia, avançou a Lusa.

O ano «2009 apresenta-se como muito preechido em termos de crimes virtuais», disse o autor do relatório, John Kane.

Em 2007, as fraudes na Internet causaram prejuízos de 180 milhões de euros nos Estados Unidos. Em 2001, o valor tinha-se ficado pelos 13,5 milhões de euros.

A reclamação mais comum em 2008 foi a falta de entrega de produtos comprados on-line, seguida defra udes em leilões, em cartão de crédito e em investimentos, de acordo com o relatório.

Das 275.284 reclamações recebidas no ano passado, quase 73 mil levaram à instauração de processos judiciais.

«Acreditamos que estes números, sobre reclamações feitas e prejuízos representam apenas uma pequena ponta do iceberg», admitiu John Kane, que é também director-geral do Centro Nacional de Crimes de Colarinho Branco em Richmond, Virginia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados