Sócrates: «é na tecnologia que a economia ganha ou perde» - TVI

Sócrates: «é na tecnologia que a economia ganha ou perde»

  • Rui Pedro Vieira
  • 10 jul 2007, 15:09

O primeiro-ministro José Sócrates revelou ter confiança nas empresas nacionais de tecnologia e considerou que «é na tecnologia que a economia ganha ou perde».

Na inauguração da mostra tecnologia PorTI, que decorre até quinta-feira no Parque das Nações, o primeiro-ministro sublinhou «este é o sector onde devemos apostar numa combinação de conhecimento, inovação e tecnologia».

«Estão aqui as empresas que lideram a tecnologia no nosso país. Fizemos esta mostra para que os portugueses percebam o seu número e a sua acção», disse.

Ao reconhecer que «para crescer, uma empresa tem de investir nesta área», José Sócrates acrescentou que a tecnologia é um sector «com energia, talento, juventude e confiança em si próprio».

«Já temos um sector que quer competir no mercado global e que está a crescer muito em Portugal», sublinhou.

Tecnologia não gera estados totalitários

O primeiro-ministro lembrou ainda haver uma ideia antiga que defende que «Estados modernos podem, se não houver cuidado, cair em estados totalitários, estilo Big Brother».

No entanto, «se há conclusões que podemos tirar é que as tecnologias de informação vieram dar mais liberdade e autonomia individual», sublinhou.

«Queremos usar estas ferramentas ao serviço do país», concluiu.
Continue a ler esta notícia