Sócrates promete investimentos públicos para acompanhar privados - TVI

Sócrates promete investimentos públicos para acompanhar privados

Sócrates diz que ainda é cedo para baixar impostos

José Sócrates destaca importância da fábrica da La Seda

Relacionados
O primeiro-ministro José Sócrates garantiu esta quinta-feira que o governo vai acompanhar os investimentos privados em Sines dando prioridade a investimentos públicos como o IC-8, nova ligação ferroviária ao porto de Sines e novo aeroporto de Beja.

«São obras decisivas não apenas para Sines, mas para o País», disse José Sócrates, lembrando que está a decorrer o concurso para a concessão do IP-8 e que ainda este ano deverá estar em funcionamento o novo aeroporto de Beja, avança a «Lusa».

O chefe do governo, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra na nova fábrica de plásticos¿Artenius Sines¿do grupo espanhol La Seda referiu ainda como prioridade a ligação ferroviária a Sines, em fase de avaliação de impacte ambiental.

Referindo-se à nova fábrica de Sines, José Sócrates salientou que se trata de uma fábrica moderna de alta tecnologia e de última geração, que «cumpre as mais exigentes normais ambientais e que está na fronteira tecnológica».

«É um investimento para colocar Portugal na rota e no mapa da economia global do sector petroquímico e que se destina a vender para todo o mundo, e a fazê-lo com valor acrescentado», assegurou o primeiro-ministro.

José Sócrates referiu ainda que o aumento do investimento que se verificou principalmente no segundo semestre do ano passado, «deu contributo positivo para que a economia portuguesa pudesse ter resistido a todas as dificuldades internacionais» ao mesmo tempo que o governo colocava em ordem as contas públicas.

Por sua vez o ministro da Economia, Manuel Pinho, salientou a importância da nova fábrica lembrando que se trata de uma unidade industrial que deverá exportar cerca de 500 milhões de euros por ano e criar cerca de 400 empregos directos e indirectos, contribuindo também para atrair outros investimentos para a região.

O grupo La Seda de Barcelona, que tem actividades nas áreas de PTA, PET, Preformas, biodiesel e reciclados, arranca quinta-feira com o projecto da fábrica PTA em Sines, numa cerimónia que conta com as presenças do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.

A nova unidade industrial de Sines, que deverá iniciar a produção no princípio de 2010, é a primeira unidade de produção PTA (ácido tereftálico purificado) de raiz da La Seda em Portugal e terá uma capacidade anual de 700.000 toneladas.

O PTA é um produto derivado do petróleo e a principal matéria-prima do PET, que por sua vez é a base utilizada no fabrico de embalagens plásticas.

Questionado pela «Lusa» no final da cerimónia, o presidente do grupo espanhol La Seda, Rafael Espanhol, garantiu que o grupo espanhol, que também tem negócios na área dos biocombustíveis, ainda não equacionou qualquer investimento neste domínio em território português.
Continue a ler esta notícia

Relacionados