BCE pode anunciar hoje medidas adicionais - TVI

BCE pode anunciar hoje medidas adicionais

Jean-Claude Trichet

Além da prevista descida das taxas de juro para 1%

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) poderá hoje anunciar medidas adicionais para ajudar os mercados financeiros e a economia a ultrapassarem a crise, a par da esperada descida da taxa de juro em 0,5 pontos percentuais para 1,0 por cento.

O conselho de governadores do BCE deve descer hoje pela sexta vez, desde Outubro, o preço do dinheiro, para o valor mais baixo de sempre desde a criação da instituição monetária, segundo a generalidade dos analistas, avança a Lusa.

BCE deve cortar juros para 1%

Diferença entre BCE e Fed pode atrasar retoma europeia

Além disso, pode anunciar medidas adicionais, entre as quais a extensão do prazo das operações de financiamento, actualmente até seis meses, e o estreitamento do diferencial entre as taxas de depósito e as de cedência de liquidez, de acordo com alguns analistas.

Numa altura em que a actividade económica continua a dar sinais de fraqueza, em que não parecem haver pressões inflacionistas e em que a taxa de referência se aproxima cada vez mais de zero, o BCE pode sinalizar que tem outros instrumentos para ajudar os mercados financeiros e a economia.

As opiniões dos analistas sobre essa atitude do banco central não são unânimes, já que alguns admitem que essas medidas adicionais podem ser já anunciadas enquanto outros acham que a autoridade monetária ainda tem espaço para um novo corte de taxas, em Maio, e só depois adoptar medidas extras.

Parece ser improvável, contudo, que já hoje o BCE anuncie a compra de dívida pública ou privada, embora continue muito pressionado pelos seus parceiros que já o fizeram, como sejam o Banco de Inglaterra e a Reserva Federal norte-americana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados