Petróleo recua nos EUA mas sobe na Europa com disponibilização de reservas - TVI

Petróleo recua nos EUA mas sobe na Europa com disponibilização de reservas

  • Alexandra Ferreira
  • 6 set 2005, 09:39
Poço de petróleo

O preço do crude em Nova Iorque registou uma queda nesta terça-feira, enquanto o Brent subiu ligeiramente, à medida que os países industrializados começam a enviar petróleo das suas reservas estratégicas para compensar a quebra nos stocks norte-americanos. Isto depois da passagem do furacão Katrina ter limitado quase 90% da produção no Golfo do México, comprometendo cerca de 10% das importações de crude norte-americanas.

O medo que a alta de preços do petróleo tivesse um impacto negativo na confiança dos consumidores e travar, assim, o crescimento da economia norte-americana, continua, no entanto, a manter os preços do crude em níveis elevados.

O Japão, o terceiro consumidor mundial de petróleo, já anunciou que o envio de 7.3 milhões de barris, provenientes do sector comercial privado, terá início amanhã. Esta ajuda vem no âmbito do acordo celebrado na passada sexta-feira entre os membros da Agência Internacional de Energia (AIE), no sentido de recolher petróleo das reservas de emergência dos Estados membros.

Quanto aos produtos refinados, ainda não existe uma estimativa de contribuição por parte da AIE, factor que está a pressionar os preços nos Estados Unidos, onde a maioria das refinarias está a ter dificuldades em regressar à actividade. Lembre-se que a estrutura refinadora da maior economia mundial não é renovada há 30 anos.

O Brent segue a valer 65,14 dólares por barril, a subir 29 cêntimos e o Nymex negoceia nos 66,70 dólares, a ceder 87 cêntimos.
Continue a ler esta notícia