Jerónimo Martins mantém plano de 150 novas lojas - TVI

Jerónimo Martins mantém plano de 150 novas lojas

jerónimo martins

Presidente executivo antevê queda da dívida

Relacionados
A Jerónimo Martins mantém os seus planos de abrir 150 novas lojas de retalho na Polónia e cinco em Portugal, apesar da crise económica, disse o presidente executivo (CEO), Luis Palha, em entrevista à Reuters.

O responsável prevê, para 2009, «uma ligeira redução da dívida» líquida face aos 845,9 milhões de euros de 2008 e a melhoria do gearing, realçando: «não estão previstas quaisquer emissões de dívida de médio e longo prazo».

«Os planos de investimento de 2009 serão flexíveis e ajustáveis ao cash flow operacional de cada área de negócio. No entanto, neste momento, não vemos motivos para alterar os nossos planos de abrir 150 lojas na Polónia e 5 em Portugal», afirmou.

Em Março de 2009, a dívida líquida do número dois do retalho em Portugal e líder do retalho alimentar na Polónia ascendia a 936,7 milhões.

Lucros surpreendem mercado

Interrogado sobre a concorrência forte que a Tesco está a fazer na Polónia, Luis Palha referiu à Reuters que a concorrência é normal e que a polaca Biedronka (cadeia de discount da JM) não tem memória de um ambiente fácil em termos competitivos.

«A Biedronka tem uma estratégia clara de ser o operador mais competitivo em preço e até agora esta estratégia tem dado frutos claros e nunca a colocámos em causa», realçou.

Explicou que «as promoções dos outros operadores fazem parte das suas estratégias de preço, enquanto a Biedronka opera numa lógica de preços estáveis e sempre baixos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados