Pinho confiante no futuro da fábrica da Autoeuropa - TVI

Pinho confiante no futuro da fábrica da Autoeuropa

Manuel Pinho

Depois das negociações terem chegado ao fim entre trabalhadores e administração

Relacionados
O ministro da Economia garante estar «a acompanhar bem de perto» a situação da Autoeuropa e diz que acredita no futuro da fábrica em Portugal.

Apesar do optimismo, Manuel Pinho chama a atenção de que «é preciso fazer maior esforço para manter a unidade competitiva», avança a «TSF».

Segundo o responsável, «só vão sobreviver as fábricas mais competitivas» neste cenário de em que há mais oferta do que procura, refere.

Esta opinião foi também partilhada pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Basílio Horta. De acordo com a mesma rádio, o responsável garantiu que não tem qualquer dúvidas de que os trabalhadores e a administração da fábrica vão chegar a um acordo.

O responsável lembra ainda que este género de medidas estão a ser tomadas em todo o sector, um pouco por todo o mundo.

Recorde-se que, ainda esta quarta-feira, a administração da Autoeuropa garantiu terem chegado ao fim as negociações com a comissão de trabalhadores. Em causa terão estado as divergências relativamente à forma de pagamento do trabalho ao sábado.

Negociações na Autoeuropa canceladas

A comissão de trabalhadores aceitava a laboração em oito sábados, mas pretendia que continuassem a ser considerados como trabalho suplementar, ou seja, uma parte seria paga em dinheiro, a outra, em tempo.

Para além disso, alguns trabalhadores poderão entrar em regime de lay-off, o que reduz o vencimento para cerca de 15 por cento.

Esta decisão surge dias depois da empresa ter afastado a deslocalização da produção da Autoeuropa para a Alemanha, apesar de reconhecer «riscos».

Autoeuropa afasta deslocalização de produção para Alemanha
Continue a ler esta notícia

Relacionados