Bolsa revitalizada com BES a disparar quase 8% - TVI

Bolsa revitalizada com BES a disparar quase 8%

Mercados

É o primeiro dia em que as acções do banco descontam os direitos do aumento de capital

Relacionados
A bolsa de Lisboa acordou em alta e assim se mantém a acompanhar a tendência dos pares europeus.

O PSI20 sobe agora 1,09% para os 6.185,75 pontos, com 13 acções em alta, quatro em baixa e as restantes três paralisadas.

O destaque vai para o BES que está a disparar 7,84% para os 3,77 euros no dia em que a cotação foi ajustada na abertura para os 3,403 euros, já descontando o valor dos direitos do aumento de capital.

Mas logo de seguida encontra-se a Sonaecom que trepa 5,35% para os 1,34 euros.

Ainda a Zon Multimédia soma 2,11% para os 3,88 euros, depois de recomendações positivas.

Em baixa estão a Jerónimo Martins (cai 1,28%), a Portugal Telecom (0,17%), a Semapa (0,48%) e a REN (0,32%).

Fora do PSI20, o destaque vai para a Martifer que cai 0,71% para os 2,76 euros. A empresa assinou um memorando para eventuais investimentos na Jordânia.

A animar a sessão está o facto da Reserva Federal norte-americana ter anunciado ontem que vai comprar o equivalente a mil milhões de dólares de dívida pública e privada. Esta notícia intensificou a ideia de que o menor custo dos empréstimos poderá revitalizar o crescimento económico do país, garantindo assim um fecho em forte alta dos índices dos EUA. O Standard & Poor¿s 500 atingiu mesmo o máximo de um mês.

A seguir esses passos e esse sentimento também estiveram a maioria das praças asiáticas. A excepção foi do Nikkei que perdeu 0,33%. Os investidores ficaram cautelosos na véspera de um feriado e fecho de três dias seguidos do mercado nipónico.

No resto da Europa, o CAC escala 1,09%, o DAX 1%, o FTSE 0,59% e o IBEX 0,96%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados