Consumo de electricidade pode aumentar quase 8% com o frio - TVI

Consumo de electricidade pode aumentar quase 8% com o frio

Electricidade

Potência máxima histórica verificou-se a 18 de Dezembro de 2007

Relacionados
O consumo de electricidade pode aumentar quase oito por cento devido ao frio, mas os seus efeitos só devem reflectir-se a partir desta sexta-feira, não tendo sido ainda ultrapassada a potência recorde registada em Dezembro de 2007, diz a agência Lusa.

«Numa sequência de dias muito frios como a que está a ocorrer, os consumos podem aumentar até sete a oito por cento face a uma temperatura normal», refere o Gabinete de Comunicação e Imagem da Rede Eléctrica Nacional (REN).

No entanto, o aumento dos consumos não é imediato, devido à inércia térmica (capacidade do edifício acumular calor face às variações de temperatura), pelo que o efeito das baixas temperaturas só se fará sentir a partir de quinta-feira, acentuando-se na sexta-feira.

De acordo com os últimos dados da REN, relativos a quarta-feira, a potência máxima que se atingiu nesse dia foi de 8.700 megawatts (MW).

A potência máxima histórica registada na rede portuguesa verificou-se no dia 18 de Dezembro de 2007, com 9.110 MW.

Neste Inverno, o valor mais alto foi atingido no dia 2 de Dezembro de 2008, com 8.950 MW.

O último relatório mensal da REN, que se reporta a Novembro de 2008, revelava já os efeitos das baixas temperaturas sobre o consumo, que cresceu nesse mês, 1,9 por cento, face aos valores homólogos do ano anterior.

Na quarta-feira, o pico de consumo de electricidade na região de Lisboa ultrapassou a ponta de carga eléctrica diária, correspondente ao período em que mais se gasta energia (entre as 19:00 e as 20:00), num dia em que as temperaturas oscilaram entre os oito e nove graus.

O pico máximo de consumo foi de 840 MW, face a uma ponta diária que se situa normalmente nos 600 MW.

Os termómetros vão descer ainda mais esta sexta-feira. A temperatura mínima mais baixa esperada para é de menos quatro graus negativos no distrito da Guarda, seguido de menos três graus negativos nos distritos de Leiria, Évora, Castelo Branco, Vila Real e Braga.

Em Lisboa, as temperaturas devem variar entre os zero e os nove graus, no Porto entre um grau negativo e os oito e em Faro entre um e 11 graus.
Continue a ler esta notícia

Relacionados