CMVM envia novo relatório ao Ministério Público sobre BCP - TVI

CMVM envia novo relatório ao Ministério Público sobre BCP

Acusações BCP

Regulador quer apurar eventuais responsabilidades criminais

Relacionados
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai enviar um novo relatório ao Ministério Público sobre o BCP para apurar eventuais responsabilidades criminais.

Em reunião realizada na passada quarta-feira, o órgão de supervisão explica que além de ter procedido à notificação ao BCP no processo de contra-ordenação por prestação de informação financeira, a CMVM conta ainda denunciar ao Ministério Público «indícios de um caso de abuso de informação privilegiada com acções do BCP».

Em comunicado, o supervisor espera ainda «comunicar ao Ministério Público situações de subscrição de acções próprias para efeitos do disposto nos artigos 316º, 323º e 325º do Código das Sociedades Comerciais».

O BCP confirmou na noite de domingo, em comunicado, ter recebido da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e do Banco de Portugal (BdP) notificações de acusação em processos contra-ordenacionais contra si instaurados relativos a factos ocorridos anteriormente ao corrente exercício de 2008.

Para já o banco «aguarda com total serenidade o desenvolvimento deste processo» e adianta que «não prescindirá do integral e completo esclarecimento dos factos a respeito dos quais têm vindo a ser produzidas imputações susceptíveis de afectar o seu bom nome e reputação, convicto de que as autoridades e instâncias competentes não deixarão, no uso dos seus poderes legais, de assegurar que esse esclarecimento seja inequivocamente efectuado».

As acções do BCP fecharam a valorizar 0,99% para 82 cêntimos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados