Portugueses continuam os menos confiantes da Europa - TVI

Portugueses continuam os menos confiantes da Europa

Mapa da Europa

Noruega é o país mais optimista do mundo

Relacionados
Portugal continua na cauda da Europa no que diz respeito à confiança dos consumidores, segundo o último inquérito mundial da Nielsen.

Com um índice de 56 pontos e bem afastado da média europeia que se situa nos 89 pontos, Portugal é o país da União Europeia com uma pontuação mais baixa seguindo-se-lhe a Hungria (69), a Alemanha (78), França (80), Itália (80) e a Grécia (82), que completam a lista dos últimos países.

A confiança dos consumidores a nível global desceu três pontos, de 97 para 94, nos últimos seis meses, de Maio a Novembro, de acordo com o mesmo índice.

A Noruega, um país rico em petróleo, permaneceu a nação mais optimista do mundo, seguida pela Índia.

Brasil dá maior salto

O Brasil, em fase de expansão, registou o maior salto na confiança dos consumidores nos últimos seis meses com 13 pontos percentuais de aumento, de 90 para 103 pontos. «Os brasileiros estão claramente a experimentar um forte período de crescimento económico consistente que já não tinham há muitos anos, pelo que têm muita razão em estar optimistas. A sua moeda, o real, valorizou 21% nos últimos 12 meses, as taxas de juro estão a descer, o crédito está amplamente disponível, a indústria está no seu ponto mais alto desde há anos e a inflação está estável. A forte procura e os altos preços das exportações brasileiras em determinados produtos estão a influenciar o crescimento interno e os Brasileiros podem dispor de um estilo de vida que não tinham antes», aponta o presidente da Nielsen Europe, Patrick Dodd.

Italianos com maior quebra

De todas as regiões do mundo, a América do Norte permaneceu a mais optimista nos últimos seis meses, enquanto a Europa continua a ser a região do mundo menos confiante no que respeita ao crescimento interno e à confiança dos consumidores.

A confiança dos consumidores manteve-se firme e inalterada em Hong-Kong, África do Sul, Letónia, Alemanha e Turquia. Na Europa, desceu na Dinamarca, Irlanda, Espanha, Áustria, Bélgica e Itália.

De todos os mercados do mundo, foi em Itália que a confiança dos consumidores foi mais atingida ao descer abruptamente 11 pontos nos últimos seis meses. A confiança dos consumidores também desceu abruptamente nove pontos no Japão e oito pontos na China e na Estónia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados