Sócrates espera que TGV esteja concluído em 2013 - TVI

Sócrates espera que TGV esteja concluído em 2013

TGV

Primeiro-ministro reafirma empenho na cimeira luso-espanhola

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, reafirmou esta quinta-feira em Zamora (Espanha) o compromisso do governo português em concluir o projecto do TGV, que classificou de «estratégico», garantindo que estará pronto em 2013.

«A alta velocidade é um projecto estratégico, não de agora mas de alguns anos a esta parte», disse na conferência de imprensa conjunta, citado pela agência Lusa, com o seu homólogo espanhol José Luís Rodríguez Zapatero, na conclusão da cimeira luso-espanhola de Zamora.

«Não quero ser mais um primeiro-ministro a contribuir para o atraso de Portugal ou para que Portugal fique mais periférico. Não podemos deixar passar mais uma geração, sem a alta velocidade», acrescentou.

O chefe do governo português recordou que debates semelhantes aos que ocorrem hoje em Portugal sobre o TGV ocorreram noutros países quando pensaram em avançar com a alta velocidade.

Como exemplo citou o caso de Espanha e das críticas que se ouviram, inicialmente, ao projecto da ligação em alta velocidade entre Madrid e Sevilha que hoje é «um êxito».

Portugal e Espanha com «firme compromisso» sobre TGV

«Há muitos opositores em Portugal (...) mas é absolutamente essencial para Portugal ter a alta velocidade. Quero que Portugal suba no escalão do progresso e do desenvolvimento, não quero que país fique par trás na Europa», afirmou.

Os projectos da ligação em alta velocidade entre Lisboa e Madrid e entre Porto e Vigo foram analisados nos encontros da cimeira, que decorreu em Zamora (Espanha).

Nos encontros os dois governos de Portugal e Espanha ultrapassaram as últimas dúvidas sobre o modelo a seguir na construção da estação Elvas/Badajoz do TGV, deixando claro o «firme compromisso» de impulsionar a alta velocidade ferroviária.
Continue a ler esta notícia

Relacionados