Portugueses com filhos poupam até 315 euros nos transportes - TVI

Portugueses com filhos poupam até 315 euros nos transportes

(Foto de arquivo - Lusa)

Estado gasta 20 milhões de euros com medida

Relacionados
As crianças e jovens entre 4 e os 18 anos que usufruam de transportes, sejam eles públicos, privados e municipais, vão pagar metade do valor de qualquer passe a partir deste mês de Setembro. A iniciativa vai permitir aos portugueses uma poupança de até 315 euros por ano.

«Hoje o passe L123, na área de Lisboa custa 52,5 euros por mês, com o «4_18» passará a custar metade, 26,5 euros, ou seja, existe uma poupança anual entre 289 e 315 euros, consoante se valide o passe 11 ou 12 vezes por ano», referiu a secretaria de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, na sessão de apresentação do mesmo.

Outro exemplo, no Porto, é o passe «Andante» que já beneficia de uma redução de 25% para estudantes com o preço de 17,6 euros, e que vai passar a custar 12,45. Significa uma poupança de mais 57 e 62 euros por ano.

Saiba como ter acesso ao novo passe escolar «4_18»

Para além de ajudar nos orçamentos familiares, o objectivo do Governo é «incentivar a utilização do transporte público em vez do privado, e sobretudo desde a infância».

«Queremos incentivar a frequência e reduzir o insucesso escolar», acrescentou o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.

O passe escolar 4_18@escola.tp é destinado potencialmente a cerca de 1,6 milhões de crianças e jovens que constituem, o universo total de alunos que frequentam o ensino pré-escolar, básico e secundário. Assim, dependendo da adesão das famílias, o gasto do Estado com esta medida pode atingir um máximo de 20 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados