Cerca de metade das famílias portugueses tem acesso a computador - TVI

Cerca de metade das famílias portugueses tem acesso a computador

Computador

Custo é apontado como uma das principais razões para a inexistência de ligação à Internet

Relacionados
Cerca de metade dos agregados domésticos tem acesso a computador e perto de 46% dispõem de ligação à Internet, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Segundo os mesmos dados, 85,5% têm acesso à Internet através de banda larga.

«Face a 2004, observa-se um aumento do número de agregados que dispõem destas tecnologias, traduzido por um crescimento médio anual de 35,2% no que se refere à ligação por banda larga, de 16,4% na ligação à Internet e de 5,9% no acesso a computador a partir de casa», revela o instituto.

Lisboa é a região onde o acesso às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) é mais elevado: cerca de 57,9% dos agregados têm acesso a computador, 54,1% dispõem de ligação à Internet e 50,2% efectuam a ligação à rede através de banda larga.

Telemóvel conquista o acesso por banda estreita

Entre as tecnologias que disponibilizam um acesso por banda larga, o DSL e o cabo são os tipos de acesso mais referidos pelos agregados com Internet, respectivamente, por 33,6% e 30,6%.

É ainda de referir que 27,1% dos agregados com ligação à Internet, acedem à rede por banda larga via «wireless».

Das ligações por banda estreita, é o telemóvel com ligação à Internet por banda estreita que se destaca, sendo um tipo de ligação indicado por 32,3%. Já o modem analógico ou RDIS é referido por 13,8% dos agregados.

A falta de necessidade de uma ligação deste tipo (68,4%) e a custo da ligação (44,4%) são as razões apontadas como justificação para a inexistência de ligação à Internet em casa através de banda larga.
Continue a ler esta notícia

Relacionados