Obama suspende plano de Bush de exploração petrolífera - TVI

Obama suspende plano de Bush de exploração petrolífera

Petróleo (arquivo)

Estudos tinham sido anunciados quando o barril rondava 150 dólares

Relacionados
O Presidente Barack Obama suspendeu na terça-feira o plano do seu antecessor, George W. Bush, para abrir a exploração petrolífera na orla marítima dos Estados Unidos, diz a agência Lusa.

A ordem foi emitida pelo secretário do Interior, Ken Salazar, que disse que esta suspensão se manterá por 180 dias contados a partir de 23 de Março, para determinar os recursos petrolíferos e de gás com que o país conta na sua orla marítima.

A abertura da exploração petrolífera marítima a partir de 2010 fora anunciada por George W. Bush três dias antes de entregar a presidência a Barack Obama, que ocorreu a 20 de Janeiro.

Os estudos para essa abertura tinham sido anunciados em Julho do ano passado, quando o custo do barril de petróleo rondava os 150 dólares.

O plano de Bush permitiria realizar explorações sobre uma superfície de 1,21 milhões de quilómetros quadrados.

EUA importam 60% do petróleo

A proposta abria a possibilidade de conceder contratos de exploração de petróleo e gás natural «quase sem consulta aos estados, à indústria ou à comunidade», comentou Salazar, em conferência de imprensa. «Em minha opinião, foi uma decisão apressada da pior espécie».

O secretário do Interior informou que nos próximos meses o seu departamento governamental realizará reuniões públicas no Alasca, nas costas ocidental, oriental e no Golfo do México, para ouvir as opiniões dos governadores, grupos industriais e ambientalistas.

Dirigentes da indústria petrolífera manifestaram-se decepcionados com a decisão do Governo de Obama.

Apesar de serem um dos maiores produtores mundiais, os Estados Unidos importam cerca de 60 por cento do petróleo que necessitam para o seu gigantesco complexo industrial e de transportes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados