Governo baixa juros mínimos para PME - TVI

Governo baixa juros mínimos para PME

Manuel Pinho

Já foram utilizados 1,75 mil milhões

Relacionados
O Governo decidiu baixar as taxas de juros mínimos para as Pequenas e Médias Empresas (PME) que acederem às linhas de crédito do Programa Investe. O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, que fazia um balanço deste apoio.

«A Euribor a 3 meses já está em 2,5% e, portanto, o Governo decidiu baixar esse limite inferior para 1,5%, para já. Trata-se de uma boa notícia para as empresas que foram contempladas com a PME Investe I&II, porque vão pagar uma taxa excepcionalmente baixa, pouco acima de 1%», afirmou Manuel Pinho.

O ministro justifica assim esta redução com a descida das Euribor, desde a altura em que o Programa foi lançado.

Tal como a Agência Financeira tinha avançado, foram mais de 7.700 as empresas que acederam às três linhas de crédito criadas pelo Governo, sendo que já foram utilizados 1,75 mil milhões de euros de um total de 3,35 mil milhões. No entanto, questionado pelos jornalistas, o ministro não soube responder sobre quantos casos foram rejeitados.

Apoios não chegam

Nas primeiras duas linhas de crédito, por sectores, os que mais recorreram a este apoio foram a indústria e o comércio (37% cada), seguidos da construção (10%), serviços (7%) e o Turismo (5%).

Em termos de distribuição regional, estas empresas localizam-se sobretudo Norte (43%) e Centro (35%) do país. Para a capital destinou-se apenas 14% deste apoio.

O BPI foi o banco que mais processos aprovou (27%), depois ficou o BES (21%) e o Santander Totta (20%).

Mais de 7 mil recorreram
Continue a ler esta notícia

Relacionados