PPR aumentam e escapam à crise - TVI

PPR aumentam e escapam à crise

Governo lança PPR públicos

Passa a ser possível comparar rendibilidade

Relacionados
Em tempo de crise, os portugueses parecem apertar os cordões à bolsa e aplicar mais dinheiro em produtos de poupança. Nos primeiros nove meses do ano, o dinheiro investido em Planos Poupança Reforma (PPR) aumentou 32,6 por cento face ao mesmo período de 2007, mostramos mais recentes dados da Associação Portuguesa de Seguradores, adianta o «Correio da Manhã».

Na prática, em Setembro do ano passado, havia 942 milhões de prémios aplicados em PPR. Este ano, apesar da crise que se abateu sobre os mercados financeiros, esse valor subiu para 1,25 mil milhões de euros, um acréscimo de 307,3 milhões de euros, que se fez sentir tanto nos produtos constituídos sob a forma de seguro como naqueles que aplicam o capital em fundos de investimento. Por dia, as poupanças investidas neste tipo de produtos cresceram 1,1 milhões de euros.

Segundo os números anuais citados no relatório do sector segurador e fundos de pensões, do Instituto Português de Seguros (ISP), no final de 2007 os portugueses tinham 13,669 mil milhões de euros aplicados em PPR, pertencentes a mais de 2,3 milhões de participantes. Se somados os números de ambas as instituições, há actualmente 14,5 milhões de euros aplicados em PPR.

Comparação de rendibilidade

A importância destes produtos nos hábitos de poupança dos portugueses já levou inclusivamente o IPS a exigir às seguradoras o envio de dados concretos, mensais, sobre as comissões cobradas aos aforradores e a rendibilidade efectiva de cada um destes planos.

Os elementos recolhidos serão depois disponibilizados num quadro comparativo dos vários planos oferecidos pelas seguradoras, que será disponibilizado no site do IPS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados