Ricardo Salgado: «Famílias estão a poupar mais» - TVI

Ricardo Salgado: «Famílias estão a poupar mais»

Poupança

Líder do BES diz que poupança é «má para o comércio, mas boa para o país»

«As famílias portuguesas estão a poupar mais». A garantia foi dada esta terça-feira pelo presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado.

Aos olhos do presidente da instituição financeira, esta poupança é «má para o comércio, mas boa para o país».

«Os portugueses estão a agir com muita prudência já que têm vindo a reduzir os seus endividamentos», disse o responsável depois de sublinhar que «estamos a atravessar um período difícil mas que depois desta fase, as famílias vão ter níveis de endividamento mais razoáveis e vão poder melhorar os níveis de consumo».

Ainda assim, o presidente do BES acredita que tendo em conta a profundidade da crise é «difícil voltarmos ao nível de consumo do passado».

Ricardo Salgado chamou ainda à atenção para a tendência de «estabilização do crédito vencido» e garantiu que «a redução nas prestações dos empréstimos à habitação, muito devido à descida das taxas de juro, faz com que a tendência seja descida do malparado».

Recorde-se que o BES apresentou esta terça-feira lucros que caíram 30,6% para 101,3 milhões de euros, no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo. Ainda assim os resultados ficaram acima das estimativas dos analistas.

As acções do BES fecharam a valorizar 1,09% para 3,79 euros.
Continue a ler esta notícia