Combustíveis: preço da gasolina desceu 5 % e do gasóleo 8 % - TVI

Combustíveis: preço da gasolina desceu 5 % e do gasóleo 8 %

Combustíveis: Lucros da Galp caíram 25% no 1º semestre

Preço médio da gasolina 95 foi de 1,452 euros por litro

Relacionados
Os preços dos combustíveis começam finalmente a aliviar depois dos máximos deste ano registados na semana entre 7 a 11 de Julho, tendo a gasolina descido 5 por cento e o gasóleo 8 por cento.

Com o abrandamento dos preços dos produtos refinados nos mercados internacionais, também os preços dos combustíveis têm vindo a descer, uma tendência quebrada apenas esta semana, com a subida dos preços na Galp Energia em 1 cêntimo na gasolina e 1 cêntimo no gasóleo, avança a «Lusa».

O recorde dos preços dos combustíveis na semana de 7 a 11 de Julho-com a gasolina sem chumbo 95 octanas a custar 1,525 euros por litro e o gasóleo rodoviário a 1,428 euros por litro-seguiu-se ao máximo histórico batido pelo petróleo de Brent, referência para o mercado português, que a 3 de Julho cotou a 146,08 dólares o barril.

Desde essa data e até hoje a cotação do barril do petróleo já desceu 20 por cento.

Por sua vez, os preços dos combustíveis caíram 5,0 por cento no caso da gasolina sem chumbo 95 octanas e 8,0 por cento no gasóleo quando comparados com os preços da semana terminada a 22 de Agosto.

Nessa semana, e segundo dados da Direcção Geral de Energia, o preço médio da gasolina 95 foi de 1,452 euros por litro e o preço médio do gasóleo rodoviário foi de 1,308 euros por litro.

Mesmo assim, o preço médio da gasolina 95 ainda está 5 por cento acima dos praticado no início do ano, quando era vendido a 1,387 euros por litro, e o do gasóleo ainda é 8 por cento mais caro face à primeira semana de Janeiro, altura em que era vendido a 1,205 euros o litro.

O preço do petróleo de Brent subiu 20 por cento desde Janeiro até hoje.
Continue a ler esta notícia

Relacionados