Estado vende posições em 8 empresas e encaixa 2.400 milhões - TVI

Estado vende posições em 8 empresas e encaixa 2.400 milhões

Salários mais altos, menos retenção no IRS

O Governo vai vender até 2007, parcial ou integralmente, as participações que tem em oito empresas portuguesas e encaixar 2,4 mil milhões de euros, segundo a «Lusa».

Relacionados
Segundo a resolução do conselho de ministros que aprovou hoje o programa de privatizações para 2006/2007, o Executivo vai alienar este ano o total da participação na Portucel Tejo e na Portucel e vender parte da posição que tem na Galp Energia.

Entre 2006 e 2007, o Governo prepara-se para vender a totalidade da posição na Inapa e parte das participações que detém na EDP e na Rede Eléctrica Nacional (REN).

Para 2007 está ainda prevista a venda de parte do capital da TAP.

O comunicado do conselho de ministros esclarece ainda que, em 2007, pode vir a alienar ou a fazer a concessão da ANA - Aeroportos de Portugal, mas tal deverá ser decidido em função do modelo do novo aeroporto de Lisboa.

O documento refere também que este programa de privatizações é um «quadro de referência», sugerindo que existe a possibilidade de alterar as privatizações anunciadas.

No total, o Estado espera encaixar 2,4 mil milhões de euros com as receitas das privatizações até 2007 e, tal como está previsto no Programa de Estabilidade e Crescimento, mais 1,3 mil milhões de euros entre 2008 e 2009.
Continue a ler esta notícia

Relacionados