Subida das temperaturas traz fogos de volta - TVI

Subida das temperaturas traz fogos de volta

Fogo em Portugal

A subida das temperaturas, prevista até quinta-feira, levou ontem o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) a elevar o alerta de incêndio de azul para amarelo até ao dia 31 de Agosto.

O aumento do risco de fogos florestais foi já confirmado ontem por diversas ocorrências, uma das quais, na Trofa, levou mesmo ao encerramento da Auto-Estrada 3, que liga o Porto a Braga.

Para além das temperaturas elevadas, que se deverão fazer sentir em todo o País, espera-se ainda uma descida dos valores da humidade relativa do ar e ventos de leste nas regiões do interior. Condições que fazem temer o aumento de incêndios florestais e que levaram ao reforço do acompanhamento e controlo de todas as ocorrências, avança o «Diário de Notícias».

O alerta amarelo implicou também a deslocação de grupos de re-forço para as zonas onde estão previstas temperaturas mais altas, nomeadamente no Interior Centro. Estas equipas vão ficar estacionadas, até quinta-feira, em Santa Comba Dão, Constância e Sardoal, pontos estratégicos para deslocações necessárias dentro da região.

Ontem, um incêndio florestal na Trofa, na zona entre S. Mamede do Coronado e Covelas, que deflagrou por volta as 12.40, levou ao corte, durante várias horas, da A3, entre as portagens da Maia e a saída de Santo Tirso. As chamas lavraram junto dos quilómetros 14 e 15 e a situação originou quilómetros de filas nos dois sentidos.

O trânsito foi reaberto por volta das 17.00. Alguns automobilistas, que ficaram retidos, afirmaram ainda ter intenção de processar a Brisa, concessionária da A3, por alegadamente não responder aos seus pedidos de ajuda nem ter accionado um plano de evacuação.

Este incêndio, que não pôs em risco quaisquer habitações, foi combatido por 68 bombeiros e 20 veículos de dez corporações. Alguns populares ajudaram também a apagar as chamas de um incêndio dado como circunscrito por volta das 16.00.
Continue a ler esta notícia