Dois bancos falham metas na concessão de crédito - TVI

Dois bancos falham metas na concessão de crédito

Dinheiro

Royal Bank of Scotland e Lloyds receberam cerca de 84 mil milhões de ajudas estatais

Relacionados
O Royal Bank of Scotland e o Lloyds Banking Group não estão a cumprir os objectivos de concessão de crédito que foram acordados quando receberam, do governo do Reino Unido, ajudas no valor de 76 mil milhões de euros (cerca de 84 mil milhões de euros).

O regulador da despesa pública disse, num relatório citado da Bloomberg, que o governo não tem meios para obrigar os dois bancos a emprestarem mais dinheiro à empresas.

A seis meses das eleições, o primeiro-ministro Gordon Brown e o partido da oposição procuram uma regulação mais restritiva para o sector financeiro e para a compensação salarial dos banqueiros.

«Os bancos que foram resgatados estão a utilizar os fundos injectados apenas para encherem os bolsos de ouro», disse o legislador conservador Edward Leigh à Bloomberg.

«Os bancos que receberam ajudas dos contribuintes não deverão cumprir o seu compromisso de financiamento a negócios em dificuldades. O Tesouro pouco pode fazer», adiantou este responsável.



No total, o Reino Unido injectou 117 mil milhões de libras (129 mil milhões de euros) à banca, segundo dados do Gabinete Nacional de Auditoria britânico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados