Jornais diários de 19 de Outubro - TVI

Jornais diários de 19 de Outubro

Ler o jornal (Arquivo)

As buscas efectuadas pela Polícia Judiciária a bancos e residências de elementos da família Espírito Santo, administradores do BES, por suspeita de fraudes fiscais e lavagem de dinheiro está hoje em destaque nas manchetes dos jornais diários.

O Público titula "Polícia Judiciária faz buscas em casa de administradores do BES" e realça que os bancos criavam empresas fictícias para levar dinheiro para "off-shores".

De acordo com o matutino, há suspeitas de que milhares de euros foram desviados para paraísos fiscais, tendo sido usadas empresas sem existência física como plataforma para as transferências.

O Público destaca também uma entrevista ao ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, em que este afirma que o "emagrecimento da função pública `não será à bruta'".

Em entrevista ao jornal, Teixeira dos Santos reitera a sua intenção de reduzir a despesa do Estado em parte através da diminuição do número de funcionários públicos.

O matutino destaca também na primeira página "Saddam Hussein começa hoje a ser julgado", "PSD relaciona `apagão' da noite eleitoral com contrato sem concurso público" e "Gripe das Aves: Novo plano de contingência elege `grupos prioritários' para vacina".

"Bancos e advogados alvo de buscas" é a manchete do Correio da Manhã, que sobre este tema realça que está em curso a maior operação de sempre contra branqueamento de capitais.

O jornal destaca também na capa "Benfica empate (1-1) com golão de Manuel Fernandes na estreia de Rui Nereu", "José Peseiro angustiado na hora da saída", "Greve geral de professores agendada para Novembro" e "Governo quer aviões russos" no combate aos fogos.

O Diário de Notícias destaca na sua edição de hoje "Impostos vão pesar mais para 840 mil pensionistas", referindo que as reformas vão pagar mais IRS em 2006, sentindo-se um aumento a partir de pensões de 750 euros.

O jornal realça que as autarquias vão ter menos verbas, os sindicatos querem aumentos de 2,3 por cento, saúde vai pagar através da banca e falta de dados será penalizada.

O DN destaca também que "Portugal tem reserva pequena de antiviral para gripe das aves" e escreve que a União Europeia diz que é necessário respeitar recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre reservas de medicamentos.

"Ramos-Horta admite concorrer ao lugar de Kofi Annan", "Saída de Peseiro contraria Dias da Cunha", "Morreu Daciano da Costa, decano dos 'designers'" são outros títulos do DN, que destaca ainda uma entrevista ao presidente do PS, Almeida Santos.

O Jornal de Notícias titula em manchete "Orçamento do Estado 2006: Metro Algés-Loures sem financiamento" e adianta que os cortes afectam também novas linhas projectadas para o metro de Lisboa.

O jornal refere ainda que a construção do novo hospital de Cascais vai avançar e que a dos de Loures e Vila Franca de Xira vai ser suspensa.

O JN escreve também que os projectos de instalações para forças de segurança passam a menos de metade.

O matutino destaca também "Uma centena de buscas a bancos por fuga ao fisco e lavagem de dinheiro", "Sindicatos de professores marcam greve para Novembro", "Discussão à porta de café na Amareleja termina com a morte de homem de 38 anos".

"Benfica conquista ponto precioso em Villarreal", "Adriaanse quer fazer pazes com derrota do Inter" e "Dias da Cunha procura técnico com o mesmo perfil de José Peseiro" são outros títulos do JN.

Na imprensa económica, o Diário Económico realça na primeira página "PJ investiga grandes clientes da banca" e escreve que o BES foi a única instituição alvo de rusga até agora.

De acordo com o económico, o Ministério Público e a PJ estão a investigar as contas de grandes clientes de bancos como o BES, BCOP, BPN ou o Finibanco.

O Jornal de Negócios destaca uma entrevista ao ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, na qual assume que a estratégia que o Governo escolheu para consolidar as contas públicas é a única alternativa.
Continue a ler esta notícia