BES Espanha promete colaborar com polícia na investigação - TVI

BES Espanha promete colaborar com polícia na investigação

Ricardo Salgado - BES

O Banco Espírito Santo Espanha promete toda a colaboração com as autoridades espanholas no âmbito da investigação desencadeada por suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro.

Relacionados
Em comunicado, e «na sequência das acções investigatórias desencadeadas esta manhã pela Guardia Civil espanhola em instalações do Banco Espírito Santo, SA (Espanha)», o banco informa que «as mesmas resultam de uma decisão do Juzgado Central de Instrucción nº 5 (Madrid) contra entidades clientes».

O Banco Espírito Santo Espanha «está a prestar toda a colaboração solicitada pelas

autoridades prosseguindo a sua actividade de forma normal e regular», acrescenta ainda o mesmo comunicado.

A entidade garante ainda que «o Grupo Banco Espírito Santo actuou, actua e continuará a actuar no mais rigoroso cumprimento da Lei, tanto em Espanha como em todos os países em que está presente, sempre na mais rigorosa observância de exigentes mecanismos de controlo interno».

BNP e seguradora catalã também sob investigação

As rusgas às instalações do Banco Espírito Santo (BES) em Madrid e em Barcelona mantém-se, assim como numa seguradora catalã e iniciaram agora buscas ao BNP Paribas em Madrid com vista a investigar uma possível lavagem de dinheiro.



De acordo com o jornal espanhol «El País» as buscas foram ordenadas pelo juiz Baltasar Garzón que ficou conhecido por ter ordenado a detenção do ex-presidente chileno Augusto Pinochet e por ter liderado a investigação ao BBVA, o segundo maior banco espanhol, por suspeitas de envolvimento em lavagens de dinheiro e em contas «off shore».



«As buscas ainda estão em curso» adiantaram as autoridades espanholas ao mesmo jornal.

A «Agência Financeira» entrou em contacto com os responsáveis pelo Banco em Portugal e pela holding em Inglaterra mas os mesmos escusaram-se a adiantar mais pormenores.

Forte presença em Espanha

O grupo Espírito Santo, presente no mercado espanhol há mais de 16 anos, é actualmente o terceiro maior banco português a actuar neste mercado. Com presença em 22 províncias, o BES tem vindo a focar a sua actividade no segmento empresarial com vista a satisfazer as necessidades das empresas espanholas que operam em Portugal e as portuguesas presentes em Espanha.

No passado mês de Julho, o grupo português aprovou um projecto de fusão com a sua filial espanhola (BES Espanha) com vista ao Banco luso operar directamente no mercado espanhol através de uma filial. Rentabilizar os recursos assim como aumentar a eficiência dos negócios eram os grandes objectivos do grupo BES com esta operação.

As acções do BES estão a reagir a esta notícia e seguem a negociar em queda de 1,20 por cento para os 12,32 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados