Polícia espanhola investiga BES e BNP - TVI

Polícia espanhola investiga BES e BNP

Ricardo Salgado - BES

As rusgas às instalações do Banco Espírito Santo (BES) em Madrid e em Barcelona mantém-se, assim como numa seguradora catalã e iniciaram agora buscas ao BNP Paribas em Madrid com vista a investigar uma possível lavagem de dinheiro.

Relacionados
De acordo com o jornal espanhol «El País» as buscas foram ordenadas pelo juiz Baltasar Garzón que ficou conhecido por ter ordenado a detenção do ex-presidente chileno Augusto Pinochet e por ter liderado a investigação ao BBVA, o segundo maior banco espanhol, por suspeitas de envolvimento em lavagens de dinheiro e em contas «off shore».



«As buscas ainda estão em curso» adiantaram as autoridades espanholas ao mesmo jornal.

A «Agência Financeira» entrou em contacto com os responsáveis pelo Banco em Portugal e pela holding em Inglaterra mas os mesmos escusaram-se a adiantar mais pormenores.

Forte presença em Espanha

O grupo Espírito Santo, presente no mercado espanhol há mais de 16 anos, é actualmente o terceiro maior banco português a actuar neste mercado. Com presença em 22 províncias, o BES tem vindo a focar a sua actividade no segmento empresarial com vista a satisfazer as necessidades das empresas espanholas que operam em Portugal e as portuguesas presentes em Espanha.

No passado mês de Julho, o grupo português aprovou um projecto de fusão com a sua filial espanhola (BES Espanha) com vista ao Banco luso operar directamente no mercado espanhol através de uma filial. Rentabilizar os recursos assim como aumentar a eficiência dos negócios eram os grandes objectivos do grupo BES com esta operação.

As acções do BES estão a reagir a esta notícia e seguem a negociar em queda de 1,20 por cento para os 12,32 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados