Autoridades dos EUA ordenam liquidação da sociedade de Madoff - TVI

Autoridades dos EUA ordenam liquidação da sociedade de Madoff

Dinheiro

Investidores alertados para não terem ilusões sobre o dinheiro que poderão vir a recuperar

Relacionados
As autoridades norte-americanas decretaram na passada segunda-feira a liquidação da empresa do gestor de fundos Bernard Madoff, alertando os investidores para não terem ilusões sobre o dinheiro que poderão vir a recuperar, diz a agência «Lusa».

A Securities Investor Protection Corporation (SIPC), uma organização responsável por proteger os interesses dos clientes de correctoras que abram falência ou utilizam indevidamente os fundos destes, salientou que a extensão da fraude e o estado das contas da empresa tornam esta questão particularmente difícil.

«É pouco provável que a SIPC ou o administrador responsável pela liquidação da sociedade consigam transferir as contas dos clientes para uma correctora viável», advertiu o presidente da organização, Stephen Harbeck, em comunicado.

A liquidação da sociedade de Bernard Madoff foi entregue a Irving Picard.

«Vou trabalhar com a SIPC para fazer aquilo que a lei permitir para reduzir as perdas dos clientes», afirmou Irving Picard, no mesmo comunicado.

O gestor de fundos e ex-presidente do Nasdaq, Bernard L. Madoff, 70 anos, foi detido pelas autoridades federais norte-americanos com acusações de fraude que podem chegar a 50 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros) e que afectam várias instituições financeiras, incluindo europeias.

O gestor é acusado de montar um esquema em pirâmide, onde pagaria altos juros aos seus clientes mais antigos através do capital fornecido pelos clientes mais recentes.

A Securities Investor Protection Corporation, uma organização fundada em 1970, ajudou desde o seu início a recuperar um total de 15,7 mil milhões de dólares a partir da liquidação de empresas falidas, beneficiando 626 mil investidores.

Os seus estatutos prevêem que sejam atribuídos a cada cliente uma compensação máxima de 500 mil dólares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados