Médicos suspensos por adiar as altas - TVI

Médicos suspensos por adiar as altas

Medicina

Resultado das políticas de saúde, defende Bastonário

Relacionados
O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considerou «absolutamente reprovável» haver algum médico a adiar altas hospitalares por motivos económicos e garantiu que todos aqueles que o façam, movidos pela pressão das administrações hospitalares, serão «severamente punidos», o que poderá passar pela suspensão de funções, refere o «Correio da Manhã».

Pedro Nunes, afirmou que o adiamento das altas clínicas aos doentes que não necessitam de continuar internados nos hospitais, para as unidades receberem maior financiamento do Estado, «é o resultado das políticas de saúde com objectivos meramente economicistas que têm vindo a ser aplicadas pelos vários ministros da Saúde».

O bastonário espera agora pelas investigações da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, organismo a quem compete averiguar os factos, e não à Ordem dos Médicos, para então tomar a decisão de punir os clínicos.

O Ministério da Saúde admitiu, entretanto, ser necessário corrigir «alguns aspectos» do financiamento aos hospitais, assegurando que a nova tabela de actualização de pagamentos vai entrar em vigor no próximo ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados