Próximo Conselho Europeu vai tentar restabelecer confiança - TVI

Próximo Conselho Europeu vai tentar restabelecer confiança

Teixeira dos Santos

Teixeira dos Santos refere que dificuldades continuarão em 2009

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, defendeu esta terça-feira que o Conselho Europeu de 11 e 12 de Dezembro vai, sobretudo, procurar restabelecer a confiança dos agentes económicos no apoio e combate às consequências da crise na economia.

«O Conselho Europeu foi já capaz no passado de dar uma mensagem positiva para restabelecer o sistema financeiro, desta vez vai procurar dar confiança aos agentes económicos no apoio e combate aos efeitos da crise sobre a economia», disse, segundo a agência «Lusa», o ministro no final de um encontro com dirigentes sindicais e das confederações patronais, em Lisboa.

Questionado sobre o recuo em 0,1 por cento do PIB português no terceiro trimestre de 2008 face a igual período anterior, números que a verificarem-se no último trimestre do ano poderão colocar Portugal em recessão técnica, Teixeira dos Santos limitou-se a dizer que mais importante do que discutir números é «discutir o que fazer para resistirmos a estas dificuldades».

«É a primeira crise global que assistimos em resultado da turbulência e da crise financeira que atingiu (nomeadamente) grandes economias como Estados Unidos, Japão, Europa, China, Brasil e Rússia», afirmou Teixeira dos Santos.

«Temos vivido dificuldades, estas vão continuar em 2009, que vai ser um ano difícil mas neste momento vamos fazer tudo para contrariar o efeito da crise na economia e resistirmos por forma a que possamos vencê-la», concluiu.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, esteve hoje juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, presente nas reuniões entre o primeiro-ministro, José Sócrates, e os responsáveis das organizações sindicais e confederações patronais para discutir o Conselho Europeu de 11 e 12 de Dezembro, em Bruxelas.
Continue a ler esta notícia