Vodafone, TMN e Optimus aumentam preços - TVI

Vodafone, TMN e Optimus aumentam preços

Telemóvel

Revisões processam-se em Março

Relacionados
(Notícia actualizada às 17h43)

A Optimus e a Vodafone seguiram a TMN e vão também rever em alta os preços, confirmaram fontes oficiais das empresa à Agência Financeira. A partir de Março, as tarifas para a maioria dos clientes das três operadoras vão ficar 2,5% mais caras.

No caso da Vodafone, a actualização de 2,5 por cento reflecte-se a partir de 5 de Março. «Estes reajustamentos vão incidir apenas sobre os serviços móveis, com excepção das mensalidades associadas aos tarifários Yorn Power Extravaganza e Vita 91 Extreme», adianta.

Já as tarifas dos serviços de voz fixa e ADSL não serão alteradas, bem como as tarifas específicas para comunicações em «roaming», os valores dos carregamentos e os preços dos serviços de conteúdos.

Operadora diz que não tem reflectido inflação

A empresa diz que esta decisão era «inevitável, tendo em conta o actual ambiente macroeconómico, a maturidade do mercado das comunicações móveis, a diminuição das suas receitas de terminação e o aumento dos produtos e serviços contratados aos Fornecedores». A Vodafone salienta ainda que não tem repercutido os aumentos de inflação nas suas tarifas desde 2004.

«Torna-se agora necessário ajustar as tarifas dos serviços móveis para que a Vodafone possa continuar a prestar o serviço móvel terrestre com os padrões de elevada qualidade que desde sempre têm caracterizado a sua oferta», acrescenta a mesma fonte que prevê que o «preço médio por minuto mantenha em 2009 a tendência dos últimos anos». «O preço médio por minuto de saída dos serviços de voz da Vodafone baixou cerca de 30% nos últimos 4 anos», recorda a empresa.

Ambas as operadoras (Vodafone e TMN) já estão a informar estas alterações aos cliente via «sms».

No caso da Optimus, a Direcção de Comunicação Institucional da Sonaecom confirmou à Agência Financeira que a empresa actualizará 2,5% os seus tarifários.

«A Optimus já tinha referido que poderia haver essa necessidade. E importa dizer que, dado o contexto, esta actualização não compromete a competitividade da nossa oferta», adiantou a mesma fonte.

Na última terça-feira, ficou a saber-se que a TMN também actualizou as suas tarifas, o aumento também é de 2,5%, mas logo a partir de 1 de Março, e que se pode verificar no seu site. Os novos preços da TMN serão aplicados aos serviços de voz e dados (telemóveis e placas de banda larga). O Moche, que está direccionado para os mais jovens, é único tarifário que não sofre alterações, tal como a Vodafone com o Yorn.
Continue a ler esta notícia

Relacionados