Marcelo regressa à TV em dia de eleições - TVI

Marcelo regressa à TV em dia de eleições

Marcelo Rebelo de Sousa

As estações televisivas portuguesas mobilizaram-se em força para a cobertura das eleições legislativas de domingo, numa noite que assinala o regresso à televisão do comentador Marcelo Rebelo de Sousa.

Quase cinco meses depois da polémica saída da TVI, o antigo líder do PSD volta aos comentários políticos televisivos, agora na RTP, num serão em que não faltará o "direito ao contraditório", tantos serão os painéis de comentadores, analistas e políticos que nas três estações farão a leitura destas eleições, segundo a Lusa.

Na RTP, a emissão Especial Legislativas2005 - emitida em simultâneo na RTPN - arranca às 19:00, será conduzida pelos jornalistas José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos, e no estúdio, para comentar o desenvolvimento da noite eleitoral, estarão, além de Marcelo Rebelo de Sousa, António Barreto e Mega Ferreira.

Para explicar a projecção da RTP estará o responsável pela sua elaboração, Pedro Magalhães.

No exterior, a RTP terá uma equipa de jornalistas, espalhados pelos locais onde se encontram os representantes partidários, e que irão também "relatar o sentimento popular decorrente do resultado eleitoral".

A RTP irá também disponibilizar, em tempo real, através da sua área multimédia, os resultados eleitorais, em todas as plataformas digitais - Internet, teletexto e telemóvel.

A SIC e a SIC Notícias vão ter uma emissão simultânea, também a partir das 19:00, hora a que encerram as urnas no continente e na Madeira.

Anunciada, por uma nota da SIC, como "a mais completa cobertura da noite eleitoral", a operação "vai mobilizar praticamente todos os recursos humanos e meios técnicos dos dois canais", indica a estação.

A apresentação estará a cargo dos jornalistas Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa, e os comentadores residentes serão os elementos do painel do programa de debate político "Quadratura do Círculo" - Pacheco Pereira, José Magalhães e António Lobo Xavier.

A SIC estará também em directo em todas as sedes partidárias, e assim que terminar a Noite Eleitoral, o "rescaldo" das eleições prosseguirá no canal codificado, com a SIC Notícias a realizar uma segunda emissão, conduzida por Ana Lourenço e João Adelino Faria.

Na TVI, a emissão de domingo - que coincide com o 12/o aniversário da estação - vai privilegiar os directos, nomeadamente nas sedes dos partidos, e será marcada por "inovações tecnológicas" e outras surpresas, disse à Lusa Mário Moura, Director-adjunto de Informação da estação. O responsável escusou-se a revelar de que inovações se tratam, explicando que fazem parte das surpresas reservadas para domingo e que até lá serão mantidas em segredo.

No estúdio estarão os jornalistas José Eduardo Moniz, director- geral da TVI, e Manuela Moura Guedes, acompanhados de Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares.

Todas as projecções dos resultados - RTP/Universidade Católica, SIC/Eurosondagem, TVI/Intercampus - serão avançadas às 20:00.
Continue a ler esta notícia