Trabalhadores precários debatem falta de vínculo - TVI

Trabalhadores precários debatem falta de vínculo

trabalho

Número de contratados a prazo duplicou nos últimos dez anos

Relacionados
O movimento Precários Inflexíveis organiza hoje um encontro-debate para discutir os problemas que enfrentam e para se organizarem na luta contra a precariedade laboral.



O movimento quer aproveitar o encontro para reforçar a união (através de uma estrutura com mais organização) na luta em defesa dos direitos dos que sofrem por não terem vínculo fixo às entidades para quem trabalham .

«Queremos falar das novas organizações de precários e de experiências que conhecemos e outras que temos que inventar. Uma conversa para passar à acção», garantem os Precários Inflexíveis, avança a «Renascença».

«Não entramos nas estatísticas. Apesar de sermos cada vez mais e mais precários, os Governos escondem este mundo. Vivemos de biscates e trabalhos temporários. Dificilmente podemos pagar uma renda de casa. Não temos férias, não podemos engravidar nem ficar doentes. Direito à greve, nem por sombras», acrescentam.

O número de contratados a prazo duplicou nos últimos dez anos, segundo dados avançados pelos Precários Inflexíveis, e representa 21,5% de todos os empregados por conta de outrem.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, entre 2005 e 2007 o número de empregos com contratos permanentes diminuiu em 40 mil, enquanto os trabalhadores com contratos a termo aumentaram em 92 mil, diz o grupo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados