Crescimento mundial continua forte e riscos de inflação importantes - TVI

Crescimento mundial continua forte e riscos de inflação importantes

Trichet

Subida de custos está a ser sentida em todos os países sem excepção

Relacionados
O crescimento mundial mantém-se forte, graças nomeadamente à resistência dos países emergentes e os riscos de inflação continuam importantes, declarou esta segunda-feira o porta-voz dos dez grandes bancos centrais mundiais (G-10), Jean-Claude Trichet.

«O crescimento mundial continua importante, apesar do abrandamento observado num certo número de países industrializados e graças à notável resistência de um grande número de países emergentes», afirmou Trichet no final da reunião bimestral dos banqueiros centrais do G-10 na sede do Banco dos Pagamentos Internacionais em Basileia, avança a «Lusa».

«Observamos um crescimento contínuo a um nível importante, mesmo que um pouco mais fraco do que no ano passado», acrescentou no decorrer de uma conferência de imprensa.

Trichet, que é também presidente do Banco Central Europeu (BCE), considerou que «os riscos de inflação são significativos», devido ao aumento dos preços da energia, das matérias-primas e dos alimentos.

Esta subida dos custos «está a ser sentida em todos os países sem excepção», tanto nos emergentes do que nos industrializados, sublinhou Trichet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados