Miniférias esgotam hotéis e voos europeus - TVI

Miniférias esgotam hotéis e voos europeus

Miniférias esgotam hotéis e voos europeus

As mensagens de apelo à contenção dos gastos das famílias, no Dia Mundial da Poupança, parecem não ter surtido efeito.

Relacionados
As campanhas dos operadores turísticos foram muito mais eficazes. Resultado: um grande número de portugueses aproveita o fim-de-semana prolongado que hoje se inicia para viajar, quer fora quer dentro do País. Vários hotéis nacionais estão esgotados, enquanto a taxa de ocupação dos voos para alguns destinos ultrapassa os 90%, escreve o «Diário de Notícias».

As Pousadas de Portugal, por exemplo, estão cheias. Aliás, no sábado estarão mesmo lotadas, não havendo um único quarto livre em todo o País. «Nos restantes dias, pode haver uma ou outra vaga, mas a taxa de ocupação é de praticamente 100%», afirmou ao mesmo jornal a responsável pela comunicação do grupo Pestana.

Nos outros hotéis do grupo, a ocupação também é muito alta, com o Algarve a ultrapassar os 90%. «O facto de não termos muitas pontes este ano pode estar a influenciar esta corrida», acrescentou a mesma fonte.

Mas nem só «cá dentro» se passam as férias. Que o diga a TAP. A transportadora aérea nacional tem diversos voos para a Europa ocupados em mais de 90%. Destinos «clássicos» como França, Inglaterra, Alemanha e Itália «tiveram grande procura nestes dias. O mesmo se passou com rotas mais recentes da TAP como Praga, Zurique a Zagreb», disse ao «Diário de Notícias» o porta-voz da companhia aérea. Fora da Europa, o Brasil registou um aumento da procura, principalmente para a cidade de Natal.

António Monteiro justificou a procura com «a localização destas miniférias no período do ano e a sua duração. Estão entre o Verão e o Natal». O fim-de-semana que incluiu o feriado de 5 de Outubro, «também foi bom, mas estava mais pegado às férias de Verão».

Houve transportadoras aéreas que aproveitaram mesmo este período para lançar novas rotas. Foi o caso da easyJet, companhia de low cost, que inaugurou hoje os voos entre Lisboa e Madrid. No dia 29 de Outubro foram iniciadas as viagens para Bristol, enquanto a rota para Liverpool começa a 2 de Novembro.

Também a SkyEurope, companhia aérea de baixo custo, aproveitou esta época para inaugurar novas rotas. As ligações directas entre Lisboa e Viena começaram a 28 de Outubro. Nas agências de viagens, a procura aumentou, mas não muito. João Barbosa, director da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT) e responsável das agências Best Travel, sustentou que as vendas registaram «um ligeiro aumento».

Entre os consumidores que se dirigiram a este tipo de estabelecimentos, 25% comprou férias para Portugal e 75% optou pelo estrangeiro. Dos que ficaram no País, a grande maioria (80%) escolheu o Algarve para passar as miniférias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados