Continental quer concertar tarifas com Star Alliance - TVI

Continental quer concertar tarifas com Star Alliance

Continental quer concertar tarifas com Star Alliance

20 pedidos de estatuto de «antitrust immunity» foram aprovados no ano passado

Relacionados
A Continental Airlines, a United Airlines e mais oito companhias aéreas membros da Star Alliance (da qual a TAP faz parte) solicitaram a aprovação ao Departamento de Transporte norte-americano (DOT) para a primeira se poder juntar ao grupo de nove transportadoras que já gozam do estatuto de «antitrust immunity». Quer isto dizer que estas companhias pretendem «discutir abertamente sobre a concertação de horários de voos, tarifas e serviços, de modo a oferecerem um produto competitivo aos seus clientes».

«A Continental Airlines, United, Lufthansa e Air Canada também pediram a aprovação do DOT para estabelecer uma joint venture transatlântica de forma a criar uma rede de destinos mais extensa e mais eficiente, oferecendo mais serviços, horários e opções de preços aos seus clientes, ao mesmo tempo que deixa em aberto a possibilidade de realizar acordos similares em outras regiões do mundo», adianta a Continental em comunicado.

O DOT já aprovou mais de 20 pedidos de estatuto de «antitrust immunity» no passado, incluindo a recente aprovação de «imunidade» no mercado transatlântico para actividades de seis transportadoras da Skyteam: Air France, Alitalia, CSA Czech Airlines, Delta, KLM Royal Dutch Airlines and Northwest Airlines. A decisão do DOT permitiu à Delta/Air France e Northwest/KLM consolidarem as suas actividades na aliança.

Troca de milhas entre diferentes companhias norte-americanas

Apesar de estar sujeito a apreciação, a Continental antecipa que irá unir-se à Star Alliance e iniciar um extenso code-sharing, e outras cooperações comerciais, com a United, no último trimestre de 2009.

«A sobreposição de serviços entre as duas companhias é pequena, o que permitirá, aos clientes de ambas, beneficiarem do acesso a uma maior rede disponível através da parceria», garante a companhia aérea.

E acrescenta: «Assim que as aprovações sejam anunciadas e os novos acordos sejam implementados, os clientes irão beneficiar de um processo coordenado de reservas/bilhetes, check-in, ligações de voos e transferência de bagagens. O acesso aos programas de passageiros frequentes, irá permitir aos membros do OnePass, da Continental, e do Mileage Plus, da United, ganharem milhas nas suas contas, quando voarem com uma das companhias, assim como possibilidade de trocar as milhas em qualquer uma das duas.

A Continental pretende fazer a transição da Skyteam para a Star Alliance de forma cordial, permitindo aos seus clientes trocarem as suas milhas na Continental, dentro de um período de transição razoável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados