As regras de ouro para o uso de cartões nas compras de Natal - TVI

As regras de ouro para o uso de cartões nas compras de Natal

Multibanco. Foto ADT

Visa Europe deixa alertas

Relacionados
A época de Natal não fica alheia a cartões perdidos ou roubados, por isso a Visa Europe dá alguns conselhos aos consumidores portugueses, sempre a pensar que «dinheiro perdido não é recuperável, mas cartões perdidos podem ser bloqueados com uma simples chamada telefónica e substituídos rapidamente».

A empresa relembra os cuidados a ter quando se recebe um novo cartão. Por exemplo, assiná-lo, nunca escrever PIN, evitar escolhas óbvias no código (tal como, data de nascimento ou número de telefone) e não utilizar o mesmo número para todos os cartões.

Em casa, deve comparar os talões de compra ao extracto bancário e, se algumas das quantias estiver incorrecta ou se detectar uma transacção que não foi efectuada por si, a empresa aconselha a ligar para o banco emissor do seu cartão.

Já nas lojas, deve verificar se a quantia está correcta e certificar-se que o comerciante lhe devolve o cartão. Outra regra de ouro passa por não deixar o cartão no porta-luvas do carro.

Quanto aos levantamentos em caixas automáticas (ATM) os conselhos são os do costume: se o ATM mostrar sinais de adulteração/modificação não o utilize e dirija-se a outra caixa, certifique-se que não está a ser observado por ninguém e leve sempre o tal, para que depois possa ser comparado ao extracto mensal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados