O dia mais frio do ano - TVI

O dia mais frio do ano

  • Portugal Diário
  • Maria João Fernandes
  • 26 jan 2007, 14:31
Neve em Montalegre - foto cedida por Ricardo Moura da Câmara de Montalegre

Em Lisboa e Penhas Douradas. O que fazer para se proteger

Tanto a temperatura mínima como a máxima desceram esta sexta-feira em todo o território de Portugal Continental, segundo dados do Instituto de Meteorologia. Hoje é mesmo considerado o dia mais frio do ano em algumas regiões, como Lisboa e Penhas Douradas.

Na capital, a temperatura mínima, esta manhã, foi de 2,8 graus e nas Penhas Douradas os termómetros chegaram mesmo aos 7,1 graus negativos.

O IM explica que estas temperaturas, aliadas ao vento moderado forte no litoral e nas terras altas, provocam desconforto térmico, aumentando a sensação de frio.

Para evitar que o frio cause efeitos nas pessoas mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e os sem-abrigo, a Direcção-Geral de Saúde lança um alerta às instituições sociais, familiares e vizinhos para a eventual necessidade de apoio e ajuda a estas pessoas.

A DGS aconselha a população a vestir roupa quente suplementar, ingerir refeições e bebidas quentes, vedar bem as janelas e portas, tendo em atenção a utilização de lareiras e braseiras que constituem risco acrescido de incêndios e intoxicações pelo monóxido de carbono.

É importante tentar manter uma temperatura ambiente entre 20 a 21ºC e manter-se atento aos avisos e recomendações das autoridades.

Em caso de mal-estar atribuível ao frio, deve consultar de imediato os serviços de saúde ou ligar para a Linha de Emergência (112).

A DGS criou ainda uma Linha de Saúde Pública (808 211 311), que permite dar uma resposta mais personalizada a quem sentir necessidade de mais esclarecimentos.

O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) deixa também alguns conselhos a seguir para evitar as consequências da vaga de frio.

O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários e tenha à mão uma lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz, aconselha o SNBPC.

Se for passear ou fazer caminhadas na montanha, informe as forças de segurança do seu trajecto, para que não corra o risco de perder-se.

Assuma uma condução defensiva sempre que estiver na estrada.

O frio vai manter-se até domingo, 28 de Janeiro, em todo o território de Portugal Continental, anunciam as previsões meteorológicas.
Continue a ler esta notícia