Fortes ganhos da Sonaecom e PTM garantem saldo positivo da bolsa - TVI

Fortes ganhos da Sonaecom e PTM garantem saldo positivo da bolsa

Bolsa

BCP e BPI também sobem mais de 2%

Relacionados
A Bolsa em Lisboa começou a sessão a valorizar e assim segue, em linha com os mercados europeus.

Por cá, o índice PSI20 sobe 1,07 por cento para os 13.017,20 pontos, com a Sonaecom e a PT Multimédia em claro destaque.

Esta sexta-feira o «Semanário Económico» avança que a Sonaecom está a estudar várias opções para a PT Multimédia, sendo que uma delas é a hipótese de uma fusão amigável com a empresa de Rodrigo Costa. O mesmo jornal garante, ainda, que a Sonae está a fazer contactos com os accionistas da Multimédia para avaliar qual a receptividade destes à estratégia da empresa de Ângelo Paupério. Fonte oficial da PTM em declarações à «Agência Financeira» nega qualquer contacto formal ou informal com a Sonaecom. A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pediu entretanto esclarecimentos à Sonaecom e esta já confirmou contactos, garantindo que a fusão é uma «hipótese».

As acções da Sonaecom seguem a disparar 3,20% para os 3,87 euros e as da PT trepa 0,32% para os 9,35 euros.

Na banca, o BCP avança 2,28% para os 3,14 euros, com mais de 11 milhões de acções negociadas e o BPI acompanha a tendência ao subir 2,01% para os 5,58 euros. O «Semanário Económico» avança que o BCP e BPI chegaram a acordo sobre a rotatividade do CEO. Ainda no sector financeiro, o BES soma 1,12% para os 15,33 euros.

Na energia, a EDP alcança 0,86% para os 4,69 euros, com mais de 8 milhões de acções trocadas de mãos, enquanto a Galp desliza 0,66% para os 13,47 euros. Já a REN segue estável nos 3,52 euros.

Nota para os títulos da Brisa que alivia agora os ganhos para 0,89% , a valer 10,19 euros, depois da Abertis ter afastado esta manhã a hipótese de uma OPA sobre a concessionária nacional. A empresa espanhola anunciou ao regulador espanhol que aumentou a posição na Brisa em 4,58% através da aquisição de um pacote de acções, o que implicou um investimento de 272,2 milhões de euros e que elevou a participação para 14,58%.

A impedir maiores ganhos estão a Cimpor e a Mota-Engil, que cedem 0,33% e 0,39%, respectivamente.

Nos Estados Unidos, o dia foi ontem marcado pela ausência de negociação devido a feriado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados