Ladrão da Baixa do Porto apanhado - TVI

Ladrão da Baixa do Porto apanhado

Jovem é suspeito de mais de vinte roubos, especialmente, a estudantes

Um toxicodependente de 22 anos foi detido, esta segunda-feira, às 14h10m, no Largo do Colégio, no Bairro da Sé, no Porto. O jovem é suspeito de mais de vinte roubos com arma branca na Baixa e arredores daquela cidade. Já era procurado pela PSP do Porto desde Setembro.

O assaltante actuava sobretudo a partir das 19h30m /20h00m. «Mas os roubos podiam prolongar-se até às três da manhã se encontrasse alguém na rua. Na sua maioria, as vítimas eram estudantes, entre os 15 e os 26 anos», conta fonte da PSP do Porto ao PortugalDiário.

«Encostava-os a uma parede e intimidava-os com uma arma branca», explica. As vítimas entregavam ao ladrão tudo o que tinham, sobretudo dinheiro e telemóveis.

A detenção foi feita com base em investigações e com recurso a vinte e dois reconhecimentos pessoais feitos, tanto pelas vítimas directas, como por testemunhas dos assaltos. De acordo com a polícia, «é possível que existam mais vítimas, pois não foi possível contactar todas as pessoas roubadas». Os crimes decorreram nos últimos seis meses.

O jovem já era conhecido da polícia, pois há um ano que costuma frequentar a Baixa do Porto. O ladrão já tinha sido interceptado pela polícia em Setembro, mas na altura não havia provas suficientes para o deter.

A PSP do Porto apreendeu um x-acto, um canivete e um telemóvel que tinha sido roubado na madrugada de domingo a um jovem de 20 anos. O rapaz acabou por fazer queixa do roubo e identificou o assaltante, que acabou por ser interceptado, horas depois, pela PSP.

O jovem foi presente, esta terça-feira, ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório e aplicação da medida de coacção.
Continue a ler esta notícia