PJ apreende quase cinco toneladas de haxixe - TVI

PJ apreende quase cinco toneladas de haxixe

  • Portugal Diário
  • - Pedro Sales Dias
  • 16 mai 2007, 14:15

Três estrangeiros detidos fazem parte de uma rede internacional

Dois ingleses e um irlandês foram detidos segunda-feira pela Polícia Judiciária Almodôvar e Grândola, explicou aquela entidade em comunicado. Durante a operação «Pássaros do Sul», contra o «tráfico transnacional de estupefacientes», foram apreendidos «4.971 quilogramas de haxixe, duas viaturas, quatro telemóveis e 5 mil euros em notas».

A investigação que já tinha sido iniciada há meses possibilitou a apreensão, em Almodôvar, de um veículo de mercadorias, de matrícula portuguesa, alugada a um rent car e que tinha no seu interior 76 fardos de haxixe com o peso de 2.506 quilogramas.

De acordo com a PJ, os detidos, com idades entre os 44 e os 62 anos, dirigiam-se para Espanha naquela viatura e numa outra também interceptada. Na sequência deste acto foi possível localizar em Grândola um armazém, de onde tinha seguido aquele veículo e onde foram encontrados mais 76 fardos de haxixe, com 2.465 quilogramas.

Portugal é «apenas uma plataforma de passagem

«Portugal aparece mais uma vez apenas como uma plataforma de passagem», referiu fonte da polícia de investigação ao PortugalDiário acrescentando que «não há muito mais a fazer em Portugal» e que a PJ prossegue a investigação em colaboração com as autoridades internacionais.

A PJ acredita que os suspeitos, todos residentes em Málaga-Espanha, fazem parte de uma organização criminosa dedicada ao «grande tráfico de estupefacientes» e actuam nalguns países da Europa, nomeadamente no Reino Unido e Espanha, explicou uma fonte oficial que adiantou ainda que existem fortes indícios de que um dos detidos é mesmo o líder da rede.
Continue a ler esta notícia